30 jun 2025, seg

Este é o primeiro artigo de uma série sobre as Tribos do Magic! Escrevi essa série em 2019, mas estou republicando agora com algumas revisões e a inclusão das coleções mais recentes. Para começar, vamos falar sobre os Vampiros…

Os vampiros fazem parte do folclore humano há séculos, com diversas versões sobre sua origem ao redor do mundo. A imagem mais conhecida é a de criaturas noturnas com presas afiadas, que se alimentam de sangue. No entanto, algumas lendas antigas descrevem os vampiros como entidades sobrenaturais ou demônios, bem diferentes da forma humanoide que conhecemos hoje.

Além da sede por sangue, vampiros costumam ter habilidades como força sobre-humana, regeneração e a capacidade de voar. Alguns são vulneráveis à luz do sol, enquanto outros variam de predadores irracionais a nobres sofisticados.

Os Vampiros no Magic: The Gathering

No Magic, vampiros são uma raça característica da cor preta, embora ao longo dos anos também tenham aparecido na cor vermelha e mais recentemente na cor branca. A carta Vampiro de Sengir foi a primeira criatura da tribo apresentada aos jogadores ainda nos primórdios do jogo, na edição Alpha.

bf5e5364-8d9f-4508-a12f-2caecb526767 (1)

O plano de Innistrad é considerado um dos mais relevantes para a tribo, ele é todo inspirado no gênero de horror, e por isso é recheado de vampiros, lobisomens e zumbis.

20664146_1404834972975855_7716177335081599629_n

Vampiros de Innistrad

Os vampiros de Innistrad surgiram há milhares de anos, quando Edgar Markov era apenas um alquimista que buscava uma solução para a fome que assolava a terra. Ele realizou um ritual que permitiu que algumas pessoas se alimentassem de sangue. Embora isso tenha reduzido a demanda por colheitas escassas, também dizimou parte da população, diminuindo o número de bocas a serem alimentadas.

Atualmente, os vampiros vivem na província de Stensia, sob o domínio de quatro grandes famílias: Markov, Voldaren, Falkenrath e Stromkirk. Apesar de diferenças em suas habilidades, todos possuem força sobre-humana, juventude eterna, a capacidade de abafar sons e dentes caninos proeminentes.

Eles se veem como nobres protetores da humanidade, acreditando que sacrificaram sua mortalidade por um bem maior. Seu relacionamento com os humanos é semelhante ao de um filantropo com um mendigo — exceto pelo fato de, ocasionalmente, drenarem seu sangue.

Os vampiros de Innistrad possuem três fraquezas ligadas ao ritual de sua criação:

  • Madeira viva: embora possam ser feridos por qualquer arma, aquelas feitas de madeira viva são especialmente eficazes.
  • Água corrente sob a luz da lua: são incapazes de atravessar rios ou lagos onde a lua se reflete, devido à conexão entre a água e a lua de prata de Innistrad.
  • Bênção de Avacyn: Avacyn pode encantar a água, tornando-a corrosiva para os vampiros.

A prata não é letal para eles, mas os perturba, pois reflete a imagem de suas antigas vidas mortais.

1466817134656_Winnistrad
Lua de Prata de Innistrad

Vampiros de Zendikar

A origem da raça nesse plano está ligada aos Eldrazi, que foram seus antigos mestres e responsáveis por um passado de servidão.

Os vampiros de Zendikar possuem uma vida útil de aproximadamente duzentos anos e são conhecidos por seu estilo de vida decadente e pervertido, sua existência é baseada em drenar a energia vital de outros seres.

Resultado de imagem para kalitas mtg art

Os Grão-Vampiros são poderosas criaturas antigas e imortais que controlam a cidade de Malakir. Existem cinco grandes famílias que dominam a região de Guul Draz, cada família controla um pequeno território e algumas rotas, porém a principal fonte de renda de qualquer família são suas conexões e relacionamentos.

Toda vez que um vampiro drena completamente o sangue de uma criatura viva sem destruir o invólucro, é criado um nulo vampiro a partir do corpo da vítima. Os nulos são comandados com facilidade por outros vampiros, mas se forem deixados sem ordens, caçam e matam todas as coisas vivas que encontram.

adb7f13c-6c04-4bc9-8983-4ca5bb029495

Fisicamente, os vampiros de Zendikar têm pele fria, corpos altos e esguios, longos pescoços e ombros largos. Pequenos chifres se projetam de seus ombros e cotovelos, e suas presas, apesar de afiadas, não são visíveis com os lábios fechados.

Eles decoram seus corpos com tinta de sangue e pigmentos minerais, usam roupas feitas de couro e carcaças de insetos gigantes e deixam grande parte da pele exposta, pois não são afetados pela temperatura ambiente.

684836d70d23f5e5fe843d7ca6ed588a

Vampiros de Ixalan

Ixalan é um plano temático de exploração, repleto de tesouros, piratas, guerreiros, dinossauros e, claro, vampiros. Essa coleção marcou a introdução de vampiros na cor branca.

Resultado de imagem para ixalan vampires art
Os vampiros de Ixalan inspirados na Conquista Espanhola das Américas

Alguns vampiros fazem parte da Legião do Crepúsculo, uma expedição que cruzou o mar de Torrezon até Ixalan em busca do Sol Imortal, um artefato capaz de conceder imortalidade sem a necessidade de beber sangue.

No passado, Elenda de Garrano, guardiã do Sol Imortal, fez um juramento solene de recuperá-lo. Anos se passaram e Elenda, desesperada, sacrificou sua própria alma para continuar sua busca. Essa decisão fez dela a primeira vampira de Ixalan.

43c891ab-d7f8-4dc0-882f-19641ce88b3b

Os vampiros em Ixalan vivem vidas cheias de rituais e são vistos como sagrados pela população de sua terra natal. Eles creem que tudo existe em estado de equilíbrio; é impossível ganho sem perda, triunfo sem sacrifício e vida sem morte.

Ao contrário dos vampiros de Innistrad, os vampiros de Ixalan aparentemente não são atingidos pelo sol. Eles possuem pele pálida, orelhas pontiagudas de morcego e são capazes de voar quando transformam a metade inferior de seu corpo em fumaça negra. Essa transformação é chamada de Exaltação.

dbz4s7w-b40fa70e-50d4-43b2-a2b4-79c70d0abb1f.jpg
Voo através da habilidade de exaltação

Vampiros de Nova Capenna

A coleção Ruas de Nova Capenna é ambientada em um plano urbano noir inspirado na estética da década de 1920, repleto de gângsteres, corrupção e intriga. A coleção apresenta cinco facções criminosas que governam a cidade, cada uma representando uma combinação de três cores aliadas.

Os vampiros de Nova Capenna estão associados à facção Maestros (Azul, Preto, Vermelho), um grupo de assassinos aristocráticos que preservam a cultura enquanto eliminam alvos indesejados.

Os vampiros surgiram na época da criação da cidade, tendo Xander como o primeiro vampiro e fundador dos Maestros. Sob seu comando, a facção cultivou uma visão distorcida de si mesma, acreditando agir como salvadora e filantrópica, quando, na verdade, buscava apenas preservar seu poder e influência sobre a cidade.

Don Xander, o Colecionador

O vampirismo em Nova Capenna não parece ser hereditário. Errant, filha biológica de Anhelo, é humana, o que indica que a transformação não é transmitida naturalmente para os descendentes.

Os vampiros desse plano não são afetados pelo sol e não refletem em espelhos. Eles são Imortais e resistentes, mas não invulneráveis. Apesar de sua longevidade, podem sofrer ferimentos permanentes.

Considerações finais

Além desses planos, vampiros também estão presentes em outras partes do Multiverso. Para não tornar o artigo longo demais, deixarei esses para um futuro próximo. Quem sabe exploramos mais sobre eles em outra oportunidade?

Espero que tenham curtido o artigo! Vamos continuar essa conversa? Deixem seus comentários ou me encontrem nas redes sociais.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

🚩 Me siga nas Redes Sociais:
🔹 Instagram: https://instagram.com/oarizox
🔹 X: https://x.com/oarizox
🔹 Bluesky: https://bsky.app/profile/oarizox.bsky.social
🔹 Facebook: https://facebook.com/ManaDelver

By arizox

Analista de Sistemas, Jogadô Barato, cheio de histórinhas pra contar...

One thought on “Tribos do Magic – Vampiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *